Faltam três meses para a próxima reunião da Organização Marítima Internacional (IMO) sobre meio ambiente, a MEPC 80. Se todas as delegações concordarem, a IMO revisará sua Estratégia Inicial (de 2018) e estima-se que estabelecerá metas mais rígidas para reduzir as emissões marítimas. Em consequência, será estabelecido um novo roteiro rumo às reduções das emissões.
Na MEPC 80, os Indicadores de Intensidade de Carbono (CII), que entraram em vigor recentemente, terão suas trajetórias estabelecidas para anos posteriores a 2026.
De acordo com a IMO, o Grupo de Trabalho Intersessional sobre Redução de Emissões de GEE de Navios (ISWG-GHG 14) reuniu-se de 20 a 24 de março, com mais de 750 participantes inscritos de cerca de 80 Estados Membros, bem como organizações não governamentais internacionais com status consultivo. Outra reunião do grupo de trabalho (ISWG-GHG 15) está marcada para o final de junho, duas semanas antes do MEPC 80.
Estão em jogo como serão calculadas as emissões de GEE do ciclo de vida do uso de energia da navegação internacional, quais serão os caminhos/taxas de redução de GEE que a IMO pretende atingir e qual estratégia geral orientará os esforços de redução de GEE da IMO.
Fonte: Com informações do site portosenavios.com.br, matéria publicada em 02 de abril de 2023.