A DNV lançou o Emissions Connect, uma plataforma de gerenciamento de dados de emissões e motor de verificação, projetada para ajudar a indústria marítima a avaliar com precisão e trabalhar com dados de emissões. A solução fornece uma fonte confiável e verificada de dados de emissões que pode ser compartilhada de forma segura com todas as partes interessadas relevantes ao longo da cadeia de valor marítima.
“A redução de emissões e a prestação de contas do progresso estão se tornando cada vez mais importantes para a indústria marítima e devem ter um impacto nos negócios que vai além da conformidade regulatória”, disse Knut Ørbeck-Nilssen, CEO da DNV Maritime. “Ao fornecer dados de emissões verificados em tempo real que toda a cadeia de valor marítima pode compartilhar, confiar e agir, o Emissions Connect pode servir como um importante facilitador para ajudar a indústria a alcançar seu objetivo de descarbonização.”
Embora projetado para apoiar o impacto operacional de múltiplos requisitos regulatórios e trajetórias de descarbonização, o Emissions Connect aborda especificamente as necessidades decorrentes da introdução do Sistema de Comércio de Emissões da UE (EU ETS) e do Indicador de Intensidade de Carbono (CII) na indústria marítima.
O EU ETS, que deve ser implementado gradualmente a partir de 2024, exigirá que o detentor do Documento de Conformidade (DoC) – normalmente o gerente do navio – entregue Permissões da UE (EUAs) com base no nível anual de emissões. Além disso, a classificação CII mede a eficiência com que um navio transporta mercadorias ou passageiros. O EU ETS exporá os detentores do DoC a riscos financeiros significativos, uma vez que os custos de emissão serão considerados nos contratos entre as partes interessadas para garantir uma distribuição justa. A CII está se tornando um fator nos termos do contrato de fretamento, criando riscos no balanço patrimonial e impactando o valor das ações, o acesso ao capital e a atratividade comercial. Nesse contexto, a coleta, o gerenciamento e o compartilhamento de dados precisos e confiáveis serão cruciais.
“Dados confiáveis e verificados são necessários em cada estágio da cadeia de valor para controle operacional e contabilidade precisa de emissões, a fim de facilitar acordos comerciais”, explica Pål Lande, Diretor de Desenvolvimento de Negócios Digitais da DNV Maritime. “Relatórios anuais de dados agregados não serão mais suficientes para gerenciar e controlar a alocação ETS e o desempenho CII. A transparência em uma declaração de viagem confiável e verificada, com base em relatórios diários em tempo real de dados, será uma base essencial dos contratos comerciais.”
Para oferecer suporte comercial para toda a cadeia de valor marítima, a DNV criou o Emissions Connect, permitindo que todos os envolvidos tenham uma fonte comum de dados de emissões verificados. A plataforma é construída na Veracity Data Workbench, que fornece aos clientes uma solução sólida de gerenciamento de dados de emissões.
O Emissions Connect oferece uma linha de base de dados de emissões de alta qualidade digitalmente verificada, bem como declarações de viagem verificadas que podem ser usadas como base confiável para a contabilidade de emissões e para facilitar os acordos de concessão do ETS da UE. A simulação de desempenho de emissões da ferramenta permite a projeção da pontuação CII futura do navio e o planejamento de concessões do ETS da UE, facilitando a tomada de decisões informadas.
Fonte: Com informações do site guiamaritimo.com.br, matéria publicada em 20 de abril de 2023.