Secretário Nacional de Portos disse que processo para licitação para novo Tecon em Santos está em aberto e levará em conta pedidos de prorrogação contratual da BTP e da Ecoporto
O secretário nacional de portos e transportes aquaviários, Fabrizio Pierdomenico, disse, nesta terça-feira (16), que a análise sobre os processos de renovação da Ecoporto e da BTP ajudará a fundamentar a decisão sobre a continuidade ou eventuais mudanças do projeto do novo terminal de contêineres do Porto de Santos (SP), na área chamada de STS-10.
“Nesse momento, estamos analisando o quanto é importante a renovação e o que significa do ponto de vista de investimento essas duas possíveis renovações (Ecoporto e BTP), que afetariam o STS-10. Por isso, o STS-10 está em aberto”, afirmou Pierdomenico, durante o evento Santos Export. O secretário também não descartou a possibilidade de não renovar. “A depender das decisões tomadas e das renovações que forem feitas, vai mudar a cara do STS-10. Inclusive não existir mais o STS-10. Essa é uma possibilidade”, ressaltou.
Ele argumentou que o STS-10 está em revisão porque existem algumas decisões a serem tomadas antes da área ser inserida em licitação. Uma delas é a troca da área do terminal de passageiros (Concais) para o Saboó, que o Ministério de Portos e Aeroportos considera fundamental para trazer benefícios para a relação porto-cidade. Pierdomenico acrescentou que a recuperação de uma área degradada no Cais do Valongo, anunciada na última segunda-feira (15), vai pegar uma parte do STS-10, o que deve exigir um ajuste na área do megaterminal.
Outro projeto em estágio mais avançado para arrendamento em Santos é o STS-53, destinado à movimentação de fertilizantes. Segundo Pierdomenico, esta licitação também depende da decisão sobre retirar o terminal da Concais e levá-lo para Saboó, o que liberaria uma área que a autoridade portuária deverá definir a futura atividade, como movimentação de fertilizantes, carga geral, carga de projeto, ou outros tipos de produtos.
“Essa questão será debatida com a autoridade portuária, mas não dá para se precipitar porque não dá para fazer o STS-53 sem a troca de área — retirar o Concais de lá para liberar aquela área é fundamental. Não é possível avançar nesse momento precisam acontecer, na sequência, tirando uma e colocando outra”, salientou Pierdomenico.
Fonte: Com informações do site portosenavios.com.br, matéria publicada 16 de maio de 2023.