Secretaria Nacional do Consumidor realizou 1º debate com companhias nesta 4º (7.fev) sobre soluções para as queixas mais comuns dos usuários
A Senacon (Secretaria Nacional do Consumidor) do Ministério da Justiça e Segurança Pública criou nesta quarta-feira (7 de fevereiro de 2024) o Comitê Técnico de Qualidade de Transporte Aéreo. A iniciativa reúne empresas do setor para analisar e implementar medidas que resultem na melhoria do atendimento ao consumidor nos serviços de aviação.
A criação do grupo foi acertada no final de 2023. Na primeira reunião, realizada nesta quarta-feira ( 7. fev.), foram apresentados às companhias aéreas dados do setor para fundamentar os trabalhos, como as principais queixas identificadas por meio da plataforma consumidor.gov e de outros canais.
Segundo o secretário nacional do Consumidor, Wadih Damous, o setor aéreo é um dos campeões de reclamações dos consumidores brasileiros. De janeiro a dezembro de 2023, foram contabilizadas cerca de 73.000 queixas contra as 3 maiores empresas aéreas brasileiras: Latam, GOL e Azul.
O comitê irá debater soluções para as queixas mais comuns dos usuários, com dificuldade no ressarcimento, cancelamentos de voos, oferta não cumprida, publicidade enganosa e cobrança abusiva para alteração de voo, entre outras questões.
De acordo com o diretor do Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor da Senacon, Vitor Hugo do Amaral, as reclamações mais frequentes dos consumidores insatisfeitos com o setor aéreo dizem respeito a falhas nos canais de atendimento das empresas, falta de assistência em caso de cancelamentos e/ou atrasos e dificuldades na obtenção de reembolsos.
Fonte: Com informação do site poder360.com.br, matéria publicada 7 de fevereiro de 2024