Os sistemas de controle de navios existentes que usam o controle preditivo de Navios Marítimos Autônomos de Superfície (MASS) não consideram as várias forças que atuam nas embarcações em condições reais de mar, de acordo com uma equipe de pesquisadores da National Korea Maritime & Ocean University. Abordando esta lacuna, num novo estudo, desenvolveram um novo método de controle que tem em conta as cargas reais das ondas que atuam num navio, para permitir um planejamento e controle eficazes dO MASS no mar.
Projetar um sistema de controle para manobras de navios com eficiência de tempo é um dos desafios mais difíceis, observou a equipe. Embora muitos estudos tenham investigado este problema e proposto vários métodos de controle, a maioria se concentrou no controle em águas calmas, que não representam condições reais de operação. No mar, os navios são continuamente afetados por diferentes cargas externas, sendo as ondas o fator mais significativo que afeta o desempenho das manobras.
“Nosso modelo de controle leva em conta várias forças que atuam no navio, permitindo que o MASS navegue e rastreie melhor os alvos em condições marítimas dinâmicas”, disse o professor assistente Daejeong Kim, da Divisão de Estudos de Convergência de Navegação da Universidade Marítima e Oceânica da Coreia, que liderou o estudo.
No centro deste novo sistema de controle está um modelo matemático que leva em conta várias forças no mar, incluindo cargas de ondas, agindo em partes essenciais de um navio, como o casco, hélices e lemes.
Porém, este modelo não pode ser utilizado diretamente para otimizar o tempo de manobra. Para isso, os pesquisadores desenvolveram um novo modelo de otimização de tempo que transforma o modelo matemático de uma formulação temporal para uma espacial. Isso otimiza com sucesso o tempo de manobra.
Os modelos foram testados simulando uma operação real de navio navegando no mar com diferentes cargas de ondas.
O estudo das manobras de navios no mar tem sido um dos focos centrais da indústria naval. Com os rápidos avanços no controle remoto, nas tecnologias de comunicação e na inteligência artificial, o conceito de MASS emergiu como uma solução promissora para a navegação marítima autônoma.
Recentemente, o construtor naval sul-coreano Hyundai Mipo Dockyard (HMD) concluiu a primeira embarcação piloto do país destinada à navegação autônoma.
Fonte: Com informações do site portosenavios, matéria publicada 18 de março de 2024.